Dicas de como Cuidar de Móveis em MDF
Dicas de como Cuidar de Móveis em MDF

Como Cuidar devidamente de seu Móvel em MDF

Atualmente os móveis em MDF (MaDeFibra) estão presentes na maioria dos lares brasileiros. Porém, este material é mais frágil que a madeira e precisa de cuidados específicos para que sua duração e conservação sejam maiores. Sendo assim, selecionamos dicas para você colocar em prática e termóveis bonitos por mais tempo.

  • Um dos principais cuidados que se deve ter com os móveis em MDF é evitar sua exposição aos raios solares. A luz do sol pode fazer com que a peça tenha sua cor alterada e suas características também podem ser afetadas. Portanto, não esqueça de proteger seus móveis mantendo eles em locais onde a luz do sol não incide ou com barreiras como vidros com películas protetoras ou cortinas.
  • Outro cuidado que você deve ter com móveis em MDF é a proteção deles contra a umidade. Por isso é necessário ter atenção especial com móveis que ficam no banheiro e cozinha, bem como ficar sempre de olho nas paredes para notar quaisquer infiltrações. Se necessário, utilize vedantes em móveis juntos à pias e outros objetos que podem acumular umidade. Além disso, evite estender toalhas e outras peças molhadas nos seus móveis em MDF.
  • Evite também o contato de determinadas substâncias como tintas, mesmo a de canetas no MDF. Essas substâncias podem causar danos irreparáveis aos móveis. E tome cuidado ao escolher os produtos de limpeza para utilizar nestes móveis. Leia o rótulo e fique atenta para saber se o produto é compatível com móveis em MDF.
  • De acordo com a ABIPA (Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira), a limpeza dos painéis de madeira com acabamento deve ser efetuada com pano limpo e macio, isento de impurezas, seco ou levemente umedecido com água e sabão neutro, bem torcido até que não saia gotas de água. Não devem ser utilizados abrasivos como palha de aço e objetos cortantes. Para remoção de manchas, utilizar pano levemente umedecido com solução de álcool e água em partes iguais.
  • Procure não colocar objetos quentes sobre móveis em MDF, porque isso pode deixar marcas no móvel. Prefira proteger o material com apoios para panela e assim você evitará maiores danos ao seu móvel.
  • Evite também a utilização de objetos cortantes como facas e estiletes sobre esse móveis, eles podem acabar deslizando e marcando ou cortando a peça de MDF.
  • É imprescindível tratar esses móveis “com carinho”. Manuseie-os com cuidado e procure evitar que eles se choquem com outros móveis. Como eles são mais frágeis, é essencial redobrar o cuidado durante reformas e mudanças, pois um simples empurrão contra um móvel em MDF já pode deixa-lo com a forma alterada ou torta. Então, todo cuidado é pouco.
  • Uma delas é não bater portas e gavetas. As dobradiças das portas são concebidas para fechar em determinado tempo, e quando se empurra com força o mecanismo é forçado a acelerar. Nas gavetas, o impacto da batida pode, aos poucos, fazer a parte frontal - chamada espelho ou lenço - se soltar.

  • Mas não é só a luz que prejudica as peças: o excesso de calor também é nocivo ao material, que perde umidade e começa a entortar. No caso de móveis próximos a fornos elétricos, churrasqueiras e lareiras, entre outros, deve-se ter o cuidado de preservar certo afastamento, ou usar materiais isolantes.O forno elétrico, por exemplo, pode ser embutido, pois esses modelos são programados para dissipar calor sem deteriorar os móveis. 

  • A melamina, material que reveste o MDF e o aglomerado, sofre menos com a exposição ao sol, mas não deixa de ser afetada. Para evitar a o excesso de sol, uma sugestão simples: cortinas

Adotando essas medidas, conservar a forma, a firmeza e a beleza dos seus móveis em MDF se torna mais fácil. Portanto, vale a pena tratar os seus móveis com o cuidado que eles merecem e você não precisará comprar móveis novos tão cedo.

 

topo